Steel frame leva vantagens à construção do empreendimento Aldeia Manguinhos
08/05/2014 | Notícia | Portal Metálica - 07 de maio de 2014
Obra realizada na cidade de Serra (ES) recebeu chapas LP OSB Home Plus que garantiram melhorias na acústica das casas
63 casas construídas com alto padrão de qualidade, agilidade, maior produtividade e gerando poucos resíduos. Esses foram os principais objetivos da Construtora Morar no momento de projetar o Aldeia Manguinhos – empreendimento com três modelos de casas duplex de quatro ou cinco quartos com até quatro suítes; quintal privativo e varanda gourmet; e três ou quatro vagas de garagem. O condomínio localizado no município da Serra (ES), fica à 300 metros da Praia de Manguinhos. As áreas sociais são compostas por salão de festas, sauna, fitness, salão de jogos, piscina adulto com raia de 25m, piscina infantil, deck molhado, quadra poliesportiva, playground e play baby e a área total do empreendimento possui cerca de 21 mil metros quadrados.
Para conseguir obter as vantagens idealizadas em projeto, a Morar decidiu realizar uma construção em steel frame – sistema construtivo que faz parte do Sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável), sendo uma estrutura composta por perfis leves de aço que, juntamente das placas estruturais LP OSB Home Plus, formam painéis estruturais (diafragma) capazes de resistir às cargas verticais (telhados e pavimentos), perpendiculares (ventos) e de corte, transmitindo as cargas até a fundação.
As vantagens visualizadas pela construtora são tantas que a partir deste empreendimento, todos os demais devem ser feitos com o mesmo sistema em steel frame. "Os benefícios são muitos. Primeiro é sair da argamassa e do tijolo para um método industrializado, isso é um item super importante. Segundo é que ecologicamente é um sistema melhor e nós trabalhamos na indústria da construção civil e não podemos não estar preocupados com a sustentabilidade, com o menor consumo de produtos naturais, menor consumo de água, menor consumo desses produtos básicos", explica Sebastião Jayme de Almeida, presidente da Construtora Morar.
Além destas questões, visando o aumento do conforto do consumidor final, o sistema steel frame possui um benefício termoacústico não visualizado em outros sistemas.
"No verão aqui é bastante quente e lá no empreendimento é surpreendente. Você chega na casa, mesmo sem ter ar condicionado, nem outras instalações do tipo, como a casa está semi pronta, já é possível notar a redução de temperatura.", destaca o presidente da construtora. Além do melhor desempenho térmico que contribui com a redução do consumo de energia, a utilização de isolantes no interior da parede proporciona um conforto acústico superior que paredes de alvenaria. A primeira etapa, formada por 32 casas, já foi concluída e entregue em fevereiro. Já a segunda etapa, composta por mais 31 casas, será finalizada no término do mês de junho deste ano.
Após a realização deste primeiro empreendimento com o sistema steel frame, a Construtora Morar já possui novos projetos que serão executados com o mesmo método estrutural. "A decisão da Morar é sair do tijolo e da argamassa o mais rápido que puder. Não existe mais em nenhum país desenvolvido do mundo, e para a gente poder evoluir tem que ser para um sistema industrializado. Todos os condomínios de casas que nós vamos fazer daqui para frente nós faremos no steel frame", explica o presidente da construtora.
Entre os próximos projetos que contemplarão o método steel frame, no próximo mês a construtora lançará um condomínio com 80 casas em Colatina (ES). Tem também um condomínio que está sendo aprovado em Linhares (ES), com 130 casas, fechado com área de lazer. Mais perto de Vitória (ES), existe outro projeto que está sendo aprovado em Aracruz (ES). E em Guarapari, numa localização litorânea, a Morar está aprovando um empreendimento de 81 casas com alto padrão. "Todos esses empreendimentos serão feitos com steel frame, principalmente se pudemos contar com a LP Brasil", ressalta Almeida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário